Marfrig - Relação com Pecuaristas
Bem Estar Animal

Conheça um pouco dos nossos trabalhos

Comitê de Bem-estar Animal

Bem-Estar Animal

Há mais de uma década, a Marfrig tem trabalhado as questões relacionadas ao valor ético, prezando pelo bem-estar de todos os animais. Pensando na evolução dos trabalhos realizados internamente pela nossa equipe nas plantas e avaliando a necessidade em levar os resultados ao conhecimento de todas as instâncias, criamos o Comitê de Bem-estar Animal.

O Comitê tem como objetivo reunir todos os gestores e demais envolvidos, em função das demandas específicas de cada unidade, apontando os dados encontrados, as tratativas necessárias, além da divulgação das melhorias. Nossos índices são levados ao conhecimento da alta gestão (Diretoria, Gerências e Supervisão) e estes nos oferecem condições para manutenção e melhoria dos procedimentos sem medir esforços, para que, no processo de implantação e implementação do programa de Bem-estar Animal, todas as medidas necessárias possam ser tomadas atendendo as legislações e alto padrão de exigência dos nossos clientes em todas as nossas unidades.

Propriedades rurais:

Trabalhamos em parceria com nossos fornecedores, realizando visitas técnicas em caráter aleatório ou quando se fizer necessário, com objetivo de interagir com nossos fornecedores e suas equipes de manejo, a fim de levantar a situação atual das instalações, acompanhar o manejo, realizar orientações pontuais ou ainda, capacitações, através de nossos treinamentos, quando programados.

Nas capacitações realizadas pelos nossos técnicos, buscamos relacionar a realidade de cada propriedade, de forma a conscientizar, interagir e expandir o tema bem-estar dos animais de produção, considerando as tendências relacionadas às legislações nacionais, internacionais e solicitações de clientes, salientando nossa política e nosso engajamento pela melhoria contínua em respeito aos animais.

O compromisso do fornecedor com a política de Bem-estar Animal é enfatizado desde o primeiro contato.

  • Bem-Estar Animal
  • Bem-Estar Animal
  • Bem-Estar Animal
  • Bem-Estar Animal
  • Bem-Estar Animal
  • Bem-Estar Animal
  • Visita e capacitação em propriedades rurais

Transporte:

Sabendo da importância do bem-estar durante o transporte, realizamos inspeções frequentemente, buscando oferecer melhores acomodações aos animais. Acompanhamos as condições e o tempo de transporte, procurando escalonar e direcionar as viagens para a unidade mais próxima a fim de evitar longas distâncias e períodos prolongados de viagens (desde a entrada do primeiro animal no caminhão ainda na fazenda, até o último a ser desembarcado na planta) com objetivo de reduzir ao máximo este tempo, buscando não ultrapassar 8 horas de viagem.

As condições adequadas de transporte dos animais até o frigorífico envolvem características referentes principalmente aos tipo de veículos transportadores e as boas condições de forma geral, estruturas, estado de conservação, densidade adequada, respeito à natureza gregária do lote a ser transportado, capacitação do motorista, manejo adequado dos animais considerando inicialmente o manejo de embarque. Nas capacitações dos envolvidos nesta etapa são abordados todos os temas relacionados em benefício seja de caráter ético, legislativo ou exigência de cliente que contribuem para melhor tratamento aos animais considerando os requisitos legais e alto padrão de Bem-estar Animal.

  • Bem-Estar Animal
  • Bem-Estar Animal
  • Bem-Estar Animal
  • Bem-Estar Animal
  • Bem-Estar Animal
  • Bem-Estar Animal
  • Capacitação motoristas de transporte de cargas vivas

Indústria:

Temos um setor específico e um responsável de bem-estar animal (AWO – Officer Welfare Animal), designado para tratar as questões relacionadas ao setor, o qual acompanha a evolução dos índices e participa da tomada de decisão em cada uma das situações em todas as nossas unidades de processamento contando sempre com o envolvimento da alta direção.

Operamos com os mais modernos equipamentos, os quais nos permite garantir, com maior segurança, a contenção e eficiência na prévia insensibilização de todos os animais, buscamos ainda, fazer melhorias estruturais para oferecer melhores condições de manejo, contribuindo assim também com os manejadores. Todos os nossos colaboradores envolvidos nas etapas de Bem-estar animal, são capacitados, comprometidos e aptos em garantir os procedimentos para a atividade desenvolvida.

Faz parte do nosso compromisso ético, buscar trabalhar dentro dos níveis aceitáveis pelas legislações vigentes e dos altos padrões de bem-estar, sempre almejando atingir o melhor resultado possível, garantindo ainda tratativas eficazes, se evidenciado algum desvio de padrão.

Em busca pelo melhor resultado e integração das pessoas, em todas as nossas unidades de produção promovemos treinamentos e participamos com eventos sobre o tema.

  • Bem-Estar Animal
  • Bem-Estar Animal
  • Bem-Estar Animal

Eventos:

Com o objetivo de conscientizar os colaboradores de diversos setores, pelo quinto ano consecutivo, realizamos eventos internamente, em homenagem ao Dia 04 de Outubro – Dia Mundial dos Animais, onde abordamos todos os nossos procedimentos de bem-estar e a *senciência animal, por um manejo mais humanitário e pelo fim dos maus tratos no mundo.

Pensando nisso, a Marfrig acrescentou esta data no calendário de eventos internos com o objetivo de desenvolver campanhas das mais diversas formas buscando mobilizar, envolver e conscientizar pessoas em relação a este tema. Porque, para a Marfrig, os animais também importam.

*Senciência: é a "capacidade de sofrer ou sentir prazer ou felicidade". (Singer, 2002)

  • ©2011 Marfrig Global Foods S/A
  • Rua Pref. José Carlos, 730 a 750 - 2º Andar, Jardim Santa Julia - CEP 13295-000 – Itupeva - São Paulo – Telefone (11) 45937400
  • YouTube
Desenvolvido por Foster